sexta-feira, 21 de novembro de 2014

REVISÃO PARA AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA - 9o ano - 8a série


I – Relacione as colunas.(1,0)
a)                  Governo Dutra                    (  e  )  Reformas de  base  
b)                  Governo Vargas                  (  c   ) “50 anos em 5”                                              
c)                   Governo JK                          (   d  ) “slogan da vassoura”
d)                  Governo Jânio Quadros     (   b  ) “pai dos pobres”                         
e)                  Governo João Goulart        (   a  ) ‘plano Salte”

II – Marque a única resposta correta.
A Revolução de 1930 foi apoiada por grupos heterogêneos, sem grandes rupturas, promoveu sob a liderança de Getúlio Vargas um novo encaminhamento para o Estado brasileiro. Identifique estes traços nas alternativas a seguir (1,0)
(A) O Estado getulista incentivou o capitalismo nacional, promovendo a aliança entre setores da classe trabalhadora urbana e a burguesia nacional.
(B) Para Vargas, a questão social permanecia um caso da polícia e o modelo econômico passou a ser apoiado pelo capital estrangeiro.
(C) As decisões econômico-financeiras foram descentralizadas, tendo o presidente reduzidos poderes do executivo.
(D) Preservaram-se as relações clientelistas, mantendo-se a oligarquia cafeeira no poder como antes de 1930.

III - “A palavra revolução tem sido empregada de modo a provocar confusões... No essencial, porém, há pouca confusão quanto ao seu significado central: sabe-se que a palavra se aplica para designar mudanças drásticas e violentas na estrutura da sociedade.” (FLORESTAN Fernandes. O que é Revolução . SP: Brasiliense, 1981, p.7 e 8.)
Explique por que, segundo o conceito proposto por Florestan Fernandes, o movimento político de 1964 não foi uma revolução. (2,0)
O movimento de 1964 não pode ser visto como uma revolução, na medida em que ele não estabelece a inversão da hierarquia social e econômica que se desenvolvia no país naquele período. De fato, observando as ações tomadas pelos militares ao longo das duas décadas que estiveram no poder, notamos que as ações autoritárias tinham amplo interesse em preservar as políticas e relações econômicas exploratórias que dominavam a nação

IV – O Estado Novo, período que se seguiu ao golpe de Getúlio Vargas (10/11/1937 até 29/10/1945) caracterizou-se: (0,5)
(A) pela centralização político-administrativa, eliminação da autonomia dos estados e extinção dos partidos políticos.
(B) pela proliferação de partidos políticos, revogação da censura, descentralização político-administrativa.
(C) pela perseguição aos comunistas, pela elaboração de uma constituição liberal chamada de “Polaca” e pela censura prévia.
(D) pelo movimento tenentista, reconhecimento dos partidos de esquerda e estabelecimento das eleições diretas

V - Faça a leitura do seguinte texto:
“Impôs-se à Alemanha uma paz punitiva, justificada pelo argumento de que o Estado era o único responsável pela guerra e todas as suas consequências (...)” HOBSBAWM, Eric J., Era dos extremos: o breve século XX: 1914 – 1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Qual foi o principal tratado assinado após a Primeira Guerra Mundial, que pôs fim à guerra? (0,5)
(a) Tratado de Paris
(b) Tratado de Versalhes
(c) Paz de Wilson
(d) Acordo Internacional de Paz
(e) Paz de Wilson

VI - O que foi o Plano Cohen? Qual o motivo deste plano? (2,0)
o golpe de 1937. O PCB, que surgiu em 1922, havia criado a Aliança Nacional Libertadora, mas Getúlio Vargas a declarou ilegal, e a fechou. Assim, em 1935, a ANL (segundo alguns, com o apoio da Internacional Comunista Comintern) montou a Intentona Comunista, uma revolta contra Getúlio Vargas, mas que este facilmente conteve. Em 1937, os integralistas forjaram o "Plano Cohen", em que dizia-se que os socialistas planejavam uma revolução maior e mais bem-arquitetada do que a de 1935, e teria o amplo apoio do Partido Comunista da União Soviética. Os militares e boa parte da classe média brasileira, assim, apóiam a idéia de um governo mais fortalecido, para espantar a idéia da imposição de um governo socialista no Brasil. Com o apoio militar e popular, Getúlio Vargas derruba a Constituição, e declara o Estado Novo


Nenhum comentário:

Postar um comentário